terça-feira, 2 de outubro de 2012

O Continente Europeu (O Relevo e o Clima)


UNIDADE 3

O continente europeu
Ponto de partida da Revolução Industrial e da era moderna, a Europa continua sendo um continente de grandes contrastes, onde há prosperidade e democracia, mas também pobreza, conflitos étnicos e ditaduras. Suas 48 nações costumam ser divididas em Europa Ocidental, que reúne as desenvolvidas ou em crescimento, nas quais as instituições democráticas estão consolidadas - caso da Finlândia, Holanda e Irlanda -, e Europa Oriental, formada predominantemente por países que saíram do regime comunista e estão com as economias arruinadas ou em recuperação, como a Romênia, Ucrânia e a Albânia.


                                                        Mapa do Continente Europeu

O Relevo               

Características físicas - A Europa pertence à massa de terra chamada Eurásia. A fronteira convencional com o continente asiático compreende os montes Urais, o rio Ural, o mar Cáspio, as montanhas do Cáucaso e o mar Negro. O litoral, bastante recortado, apresenta cinco grandes penínsulas - Ibérica, Itálica, Balcânica, Escandinava e da Jutlândia - e várias ilhas e arquipélagos, entre os quais Grã-Bretanha, Islândia, Córsega, Sicília e Creta. O relevo montanhoso prevalece na porção norte - montes Escandinavos e as cadeias das ilhas Britânicas - e na porção sul - Pirineus, Alpes, Cárpatos e Bálcãs. No centro existe uma vasta planície que se estende, quase sem interrupção, dos Pirineus aos montes Urais. O maior rio, o Volga, tem 3 531 km. Onde o rio Reno é um dos rios navegáveis mais importante da Europa, passando por diversos países, ajudando na escoação de matérias-primas e de produtos já industrializados.
Pontos importantes
Mais de 75% das terras europeias são planas, em seu relevo, distingue-se três unidades:
Maciços antigos: Montanhas muito antigas, que se situam no norte e no leste do continente, entre as quais se destacam os Montes Urais – que separam a Europa da Ásia, a leste – os Alpes Escandinavos.
Planícies Centrais: Localizada na região central, possuem terras muito férteis.
Cordilheiras recentes: Montanhas jovens e de elevada altitude, os Pirineus, os Cárpatos, os Apeninos, os Balcãs e a Cadeia do Cáucaso.
Ponto mais elevado: monte Elbro, 5 642 m (Federação Russa); maior depressão: mar Cáspio, 28 m (Azerbaijão/Federação Russa/Cazaquistão/Irã/Turcomenistão); maior ilha: Grã-Bretanha, 229 885 km²; maior mar: mar do Norte, 580 000 km2; maior golfo: golfo de Bothnia, 117 000 km²; maior lago: Ladoga, 18400 km² (Federação Russa); maior rio: Volga, 3531 km; maior bacia hidrográfica: bacia do Volga, 1 360 000 km²; capital mais elevada: Andorra la Vella, 1 070 m (Andorra); altitude média: 340 m; extensão do litoral: 113 725 km (inclui a costa da Federação Russa).

Clima e Vegetação

CLIMA

O clima europeu caracteriza-se por ser predominantemente temperado. É influenciado por vários fatores: latitude, relevo, maritimidade, Corrente do Golfo e ventos dominantes.

Latitude – A Europa encontra-se quase totalmente localizada na zona temperada do Hemisfério Norte, com a maior parte de suas terras compreendida entre os paralelos de 40º e 50º de latitude norte. Uma pequena parte situa-se na Zona Polar Ártica.
Relevo – Apesar das cadeias montanhosas, sua disposição favorece a penetração de ventos predominantes de Oeste, no centro do continente e nas planícies orientais.
Maritimidade – O Oceano Atlântico influencia os fenômenos climáticos. A forma recortada do continente coloca qualquer área a apenas 500 km do litoral na Europa Ocidental, ou a 800 km na Europa Oriental. A Europa Ocidental possui um clima moderado marítimo, com invernos suaves e verões brandos; já a Europa Oriental possui um clima continental, com verões quentes e invernos rigorosos.
Corrente do Golfo – É uma corrente marítima quente, que atenua o inverno no Noroeste da Europa, provocando um aumento nas médias térmicas da região.
Ventos Dominantes – Predominam os ventos de Oeste, que levam para o interior do continente as influências do Oceano Atlântico.

Ainda em relação ao clima europeu, podemos destacar o fog (denso nevoeiro), que caracteriza as ilhas britânicas, e o smog, que é o resultado da poluição e do nevoeiro, tendo sido controlado pelas autoridades britânicas.

Um comentário: